quarta-feira, 29 de junho de 2011

Xbox 360 lidera venda de jogos com funções online

De acordo o site Gamasutra, dados inéditos liberados pelo instituto americano NPD mostram que o Xbox 360 supera com folga Playstation 3 e Nintendo Wii na venda de jogos com funcionalidades online. Além disso, o console da Microsoft também é o campeão na comercialização venda de cartões pré-pagos para créditos inseridos na rede Xbox Live.
Sem especificar números mais concretos, o NPD divulgou dois gráficos (abaixo) que mostram que o Xbox 360 vendeu, pelo menos, duas e sete vezes mais jogos com modalidades online do que o PS3 e Wii, respectivamente, em 2010.
 
Os revendedores dos Estados Unidos também registraram que os usuários do sistema da Microsoft tem quatro vezes mais interesse na compra de créditos virtuais através de cartões pré-pagos para a rede Xbox Live em relação aos donos do PS3. A diferença para os donos do Wii, nesta categoria, seguiu a tendência e apresentou grande disparidade entre as plataformas.
Segundo o NPD, de 2006 a 2008 houve um grande aumento na venda de softwares habilitados para a interação de jogadores em partidas online. 2010, no entanto, foi o ano em que esses jogos decolaram de vez, registrando vendas recordes, principalmente com o sucesso de franquias como "Call of Duty" e "Battlefield: Bad Company".

Microsoft ainda está descrentre quanto ao uso do 3D para games

Em entrevista ao site Eurogamer, a Microsoft declarou que a companhia está efetivamente querendo descobrir como o uso da tencologia 3D pode ser efetivamente utilizada nos jogos eletrônicos. A descrença da empresa quanto à utilidade do 3D para games é o que faz a companhia não querer abraçar de vez investimentos e novos recursos para o Xbox 360.

"Isso é algo que estamos avaliando e sobretudo entender  dos consumidores se é uma coisa que eles realmente querem. O que a tecnologia adiciona de novo à experiência de jogar? Ela distrai o usuário da experiência? É algo que eles querem jogar a longo prazo ou é algo que eles querem experimentar algumas vezes e voltar para o 2D em sequência?", indagou David Dennis.
O executivo também não pareceu muito convencido que o 3D possa ser benéfico para a indústria dos games, embora companhias como a Sony (Plastation 3) e a Nintendo (3DS) já estejam apostando todas as fichas no novo padrão.

"O 3D é algo interessante. Algumas empresas até mesmo apelaram para convencer os jogadores de que isso é algo de que eles necessitam. Posso até questionar que motivações eles têm para tentar fazer todo mundo comprar uma nova televisão, talvez, mas acho que o 3D deve ser incorporado de maneira natural, onde o gameplay permite o tipo de experiência", concluiu Dennis.
Com ou sem 3D no Xbox 360, a Microsoft já havia fechado acordo com a LG no ano passado para reproduzir a tecnologia no seu console.

Call of Duty se torna o jogo mais vendido no Reino Unido

Se alguém ainda tinha alguma dúvida do apelo comercial da franquia "Call of Duty" agora é para deixar o descrédito de lado. O blog britânico MVC informou que "Black Ops" ultrapassou a marca de "Modern Warfare 2" e agora detém o recorde de ser o jogo mais vendido da história do Reino Unido, com a saída de mais de 3.72 milhões de unidades.
O título de tiro em primeira pessoa já tem, pelo menos, 200 mil cópias a mais que o game da Infinity Ward, que moveu 3.02 milhões de jogos vendidos na região. "Essa é uma conquista grandiosa para o time de desenvolvimento da Treyarch e para a incrível comunidade de 'Call of Duty'", disse Andrew Brown, chefe da divisão britânica da Activision.
Será que o próximo game da franquia irá superar o recorde atual? Só esperando mesmo pela estreia de "Modern Warfare 3", que chega para PC, Playstation 3 e Xbox 360 em 8 de novembro.

Site brasileiro da Playstation está no ar

Depois da Playstation Store em português ter ficado no ar por algumas horas na última sexta feira, foi a vez da versão brasileira do site entrar no ar. A boa notícia é que ele ainda continua, mesmo com alguns erros no português, partes ainda sem tradução e falhas mais perceptíveis como em : "...O cartão PSN serve apenas para Contas da PlayStation®Network cujo endereço registrado esteja no México."; a página continua no ar e traz esperanças de melhoras em toda a prestação de serviço da Sony Brasil a quem possui aparelhos Playstation.

Embora a Sony Brasil ainda não tenha se pronunciado oficialmente, especula-se que esta seja uma versão de testes, traduzida diretamente da versão mexicana, com algumas adaptações no conteúdo para servir ao público brasileiro.
Parte do público recebeu com alegria estas novas empreitadas da divisão brasileira da companhia, acreditando estarem perto de algo que por muito tempo desejaram - maior atenção não só da Sony como dos desenvolvedores de jogos para o mercado do nosso país - e parte do público encarou com deboche, questionando o fato de que se era pra colocarem uma versão no ar com erros de português, traduções incompletas e com referências a outro país, não precisava ter demorado tanto para colocar o site no ar, bastava traduzir no google translate, já que a maioria das fotos e do conteúdo é rigorosamente igual.
Nesta versão do site também é possível baixar as atualizações mais recentes dos firmwares utilizados nos consoles.

Atualização para DiRT 3 traz pista em Monte Carlo

A produtora Codemasters informou que "DiRT 3" vai receber uma atualização que uma nova pista entre as novidades. Localizada em Monte Carlo, em Mônaco, o traçado não possui qualquer ligação com o famoso circuito da Fórmula 1.
A nova pista remete, na verdade, á conhecida prova de rally que acontece no principado desde 1991. O circuito já está disponível na Xbox Live (800 Microsoft Points) e na Playstation Network (US$ 9.99).
"DiRT 3", nova edição da famosa franquia da corridas de rally, traz o dobro de pistas do antecessor e mais de 50 veículos disponíveis para fazer a festa. Além disso, é possível fazer carreira em modo de equipes, uma das grandes novidades desta versão.

Xbox 720 poderá ser apresentado na E3 2012


A E3 2011 acabou e contou com o anúncio de apenas um console de mesa, o Wii U, da Nintendo. Mas as expectativas para o evento do ano que vem já começaram e, inclusive, há quem esteja produzindo games para a próxima geração de videogames.

 Conforme informações cedidas ao site Videogamer por uma  fonte não identificada da Crytek, produtora da franquia “Crysis”, a Microsoft irá apresentar o XBox 720 na E3 2012, provavelmente antes da Sony revelar o sucessor do Playstation 3.

O estúdio, segundo o site, já está desenvolvendo "TimeSplitters 4" para o novo console, com base no DirectX 11. O game também utiliza a engine CryEngine 3 e teria sido demonstrado internamente em vídeo, durante a E3 deste ano.

Rumores sobre a produção do game circulam desde 2007, quando se dizia que o título seria exclusivo do Wii. Dois anos depois, segundo o Videogamer, a produção foi paralisada e, agora, tudo indica que será uma das novidades do novo console da Microsoft.

Tanto a Crytek quanto a Microsoft se recusaram a comentar oficialmente o assunto. O Slashgear lembra que, quando a gigante de Redmond anunciou a versão remodelada do XBox 360 em 2010, sugeriu que o console estava apenas na metade do seu ciclo de vida, que começou em 2005. Portanto, acredita-se que uma nova geração possa surgir apenas em 2015.